TEMPO DE AGRADECER: Região festeja retorno das chuvas



Foto: Após um janeiro tórrido, apontado como o mais quentes dos últimos 110 anos, voltou a chover em Montes Claros, na tarde da última quarta-feira (4/2), amenizando a temperatura que chegou a superar a casa dos 37ºC, com sensação térmica acima dos 40ºC. As precipitações também elevaram a umidade relativa do ar, que caiu para os críticos 11% na tarde de sábado. Uma mudança na circulação dos ventos sobre o centro-sul do Brasil favoreceu a formação de áreas de instabilidade que vêm provocando chuvas sobre o Norte e Nordeste de Minas. A mudança no tempo começou a ocorrer na tarde de quarta-feira e a previsão é de que as condições para chuva aumentem ainda mais até o domingo.
No perímetro urbano de Montes Claros choveu cerca de 10mm, mas há informação de que na região serrana o acumulado chegou a 30mm. Ocorrências de precipitações também foram registradas em outros municípios do Norte de Minas, como Januária, por exemplo, onde algumas ruas ficaram alagadas. A população comemorou, na esperança de que o Rio São Francisco venha a se reabilitar do baque provocado pela longa estiagem.
Choveu forte também na cidade de Rio Pardo de Minas. Precipitações também foram festejadas na região de Itacambira, onde muitos rios secaram por causa do rigoroso período sem chuvas. Pirapora, que ainda sofre com o Velho Chico agonizando com a seca, também foi contemplada com bom volume de chuvas e reza por mais. Ontem, o tempo seguia fechado em todo o Norte de Minas Gerais, com possibilidade de mais chuvas nos próximos dias.
MONTES CLAROS
Para esta sexta-feira, o Climatempo prevê 29mm de chuvas para Montes Claros, com temperatura máxima de 24ºC, mínima de 22ºC e umidade relativa do ar oscilando entre 79% e 96%. Para amanhã, segundo o instituto, são esperados outros 29mm, mais 9mm no domingo e 2mm na segunda-feira. No período, a máxima deverá variar entre 25ºC e 32ºC, a mínima entre 22ºC e 23ºC e a umidade do ar entre 52% e 98%. Nestes dias, de acordo com o Climatempo, o Sol deve nascer por volta das 6h48 e se pôr às 19h31.
Já a Somar Meteorologia prevê 18mm de chuva para Montes Claros, nesta sexta-feira, com máxima de 26ºC, mínima de 20ºC e umidade do ar entre 62% e 86%. O instituto prevê ainda mais 23mm para este sábado, 28mm no domingo, 6mm na segunda-feira e 2mm no dia seguinte. No período, de acordo com a Somar, a temperatura máxima deverá variar entre 24ºC e 32ºC, a mínima entre 18ºC e 20ºC. Nestes dias, o Sol deverá surgir por volta das 6h50 e se esconder em torno de 19h28.
CHUVAS FORTES
Segundo o instituto de meteorologia Climatempo, a falta de chuva ainda é sentida em todo o Sudeste do País, mas a pior situação observada neste início de 2015 é sobre o Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e sobre o Norte e Nordeste de Minas Gerais. Em muitas áreas destas regiões não chovia há mais de 40 dias. A tão esperada chuva voltou a cair, mas pode ser forte nos próximos dias e causar transtornos nos centros urbanos. Além disso, as mesmas nuvens que provocam a chuva volumosa também podem causar intensas rajadas de vento e raios.
O aumento da instabilidade está associado ao processo de formação de um forte sistema de baixa pressão atmosférica nas próximas 48 horas. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a queda acentuada da pressão atmosférica deverá estimular e facilitar o crescimento de aglomerados de nuvens bastante carregadas, com potencial para provocar grandes volumes de chuva e ventos moderados a fortes em áreas do Sul e do Sudeste do Brasi
Fonte: Jornal de Noticias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção e gratidão marcam a despedida do padre Daniel Cordeiro, em Matias Cardoso.

MATIAS CARDOSO: Prefeitura realiza festa junina em Lajedinho.

MATIAS CARDOSO COMEMORA O 07 DE SETEMBRO COM CENTENAS DE ALUNOS